O LUXO É FEITO À MÃO
Você já percebeu que as celebridades preferem as peças feitas à mão? E que os produtos mais caros das marcas de luxo são artesanais?
A Federação da Alta Costura e da Moda só classifica um vestido como “Alta-Costura” quando ele é feito à mão e sob encomenda. Alguns fatores que elevam o preço dessas peças a milhões de dólares são o tempo e a habilidade investidos em cada detalhe manual.
Mas são inúmeros os motivos que fazem o feito à mão ser associado ao luxo:
TEMPO DE CONFECÇÃO
Em um mundo dominado pela produção em massa, ter uma pessoa dedicando dias em uma peça só para você é raridade. No artesanato, o tempo representa um compromisso com a excelência, pois somente com horas, dias ou semanas de trabalho é possível refinar um produto com cuidado.
ATENÇÃO AOS DETALHES
Quando existe uma pessoa avaliando de perto tudo que está sendo feito é possível perceber os pormenores da peça e corrigir eventuais irregularidades. É por isso que o feito à mão tem uma qualidade dificilmente replicada em massa.
EXCLUSIVIDADE
Assim como cada um de nós somos ÚNICOS, cada peça artesanal é única em sua imperfeição, apresentando leves diferenças entre si, ainda que sejam de um mesmo modelo e teoricamente “iguais”. A singularidade é uma característica presente em todos os produtos feitos à mão, o que os torna ainda mais especiais.
SUSTENTABILIDADE
Geralmente os produtos artesanais são feitos sob encomenda ou em pequenas quantidades, o que ajuda a reduzir o desperdício de materiais e a quantidade de produtos não vendidos. A produção manual conta com poucos ou nenhum maquinário, então o consumo de energia é baixo.
LEGADO CULTURAL
A produção artesanal envolve métodos tradicionais passados de geração em geração. Apoiar o trabalho manual é honrar nossos ancestrais e preservar identidades com as quais estamos profundamente conectados. Cada peça feita à mão é uma herança cultural e mantém viva uma história rica e significativa.
CONEXÃO HUMANA E AMOR
Mas para a Entrelaces nada justifica tão bem o valor do artesanato quanto a CONEXÃO HUMANA gerada e o AMOR envolvido na produção.
Se o luxo é abundância, então ele depende do amor para existir... porque sem amor não há abundância. Do que adianta ter uma mansão se você não tem pessoas queridas para aproveitá-la com você? Coco chanel disse que sem conforto não há luxo. Sem amor também não há.
Para a Entrelaces, o que torna um objeto precioso não é apenas sua aparência ou seu preço, mas sim o seu significado. E o feito à mão é repleto de significados e tem um valor muito além do material.
Por trás de cada peça de artesanato existem duas pessoas que compartilham sonhos, inspirações e paixões: o artesão e o cliente. Ambos idealizam a encomenda e antes mesmo do processo produtivo começar já se sentem emocionalmente conectados a ela, pois sabem tudo o que ela representa.
O verdadeiro luxo está no vínculo que temos uns com os outros. Nas conversas que alimentam a alma, nas risadas e nas experiências compartilhadas. Está no calor de um abraço, na alegria de um sorriso e na gratidão por cada instante vivido.
ISSO é abundância! É a conexão humana, a confiança, a troca e a identificação que existe entre o artesão e o consumidor, de forma ética, respeitosa e pessoal.
Tudo isso e a confecção repleta de amor dos produtos artesanais é o que, para a Entrelaces, os diferencia de todos os outros. Aqui, não valorizamos apenas o que é belo, mas principalmente o que ressoa no coração.
O feito à mão é especial porque é onde existe essência, onde cada detalhe é uma expressão de cuidado e afeto, onde encontramos beleza na simplicidade. E “a simplicidade é o ultimo grau da sofisticação”. Por isso o feito à mão tem valor. Por isso o feito à mão é associado ao luxo. O luxo é feito à mão porque o feito à mão leva AMOR.
O luxo é feito à mão
porque o feito à mão leva amor